segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atividade do 1º ano Regular e Integral

Olá meus queridos estudantes, tudo bem? Espero que sim.
A atividade de hoje é continuação da atividade anterior, por isso o vídeo é o mesmo.

Lembrando ainda estamos em um momento delicado e é necessário estarmos em casa para que isso acabe logo.

Mais uma atividade proposta no sentido de fornecer para vocês um cronograma de estudos.

Bons Estudos!!! Fiquem em casa e se cuidem!

Segue um link sobre mudanças de estado físicos da matéria, lembrando que esse conteúdo também está no livro.

Apos a aula copie e responda a atividade no seu caderno de química.

Qualquer dúvida envie aqui nos comentários. 

Próxima aula será de correção das atividades.

Vídeo aula:


Atividade:
1 - (CFTMG) Durante uma aula prática de Química, um estudante registrou a variação da temperatura da água pura em função do tempo e, com os dados obtidos, elaborou o gráfico que mostra uma mudança de fase.




A mudança de estado físico verificada pelo estudante é denominada
a) fusão.
b) ebulição.
c) condensação.
d) solidificação.

2 - (UERJ) Observe os diagramas de mudança de fases das substâncias puras A e B, submetidas às mesmas condições experimentais.


Indique a substância que se funde mais rapidamente. Justifique sua resposta.



3 - (UFMG) A água é um dos principais fatores para a existência e manutenção da vida na Terra.
Na superfície de águas muito frias, há uma tendência de se formar uma crosta de gelo, mas, abaixo
dela, a água permanece no estado líquido. Isso permite que formas de vida como peixes e outros
organismos consigam sobreviver mesmo em condições muito severas de temperatura.


Uma amostra de água pura, inicialmente sólida, foi aquecida até algum tempo após sua completa
fusão. A figura representa a variação da temperatura dessa amostra durante esse processo.
a) A fusão de uma substância é um processo endotérmico (ganha calor) ou exotérmico (perde calor)?


Considere que durante todo o processo a amostra de água receba um fluxo contínuo e uniforme de
calor.
b) EXPLIQUE por que a temperatura aumenta nas regiões I e III, indicadas no gráfico.



c) EXPLIQUE por que a temperatura não se altera durante a fusão (região II, indicada no gráfico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, opiniões, comentários, sugestões, críticas, elogios etc...