quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE QUÍMICA 3º ANO REGULAR E INTEGRAL (03/09/20)

 Olá meu queridos, como estão? Espero que bem!

Segue mais uma atividade de Química. Lembrando que não é necessário copiar esses textos que dão base ao conteúdo. Copiem e respondam no caderno de química apenas as questões com seus enunciados e todas as alternativas.

Fiquem  bem e bons estudos!!

I. Leia atentamente o texto abaixo:

TEXTO

Química na indústria têxtil e a Química Verde

O ponto de partida da fabricação de um tecido consiste na escolha das fibras, seguido da forma de tramar os fios, passando pelos acabamentos de tinturaria, estamparia e, por fim, pelos processos de preparação final.

A Química está presente na preparação de algumas fibras e em muitos acabamentos. Para entender melhor o processo químico presente na etapa inicial de produção dos tecidos, considere a seguinte classificação das fibras.

Figura 01. Classificação das fibras têxteis

Existem diversos processos na fabricação das fibras que envolvem reações químicas e podem ser nocivas ao meio ambiente.

Atualmente, a tecnologia e o conhecimento permitiram a descoberta de diversas técnicas que agridem menos o meio ambiente. Elas são adotadas pelas mais variadas empresas, sendo obrigatórias em alguns casos.

Tecido não tecido é conhecimento popularmente como TNT. Enquanto o tecido é fabricado utilizando tear, a avançada tecnologia da indústria permite a obtenção de tecido não tecido sem a necessidade destes equipamentos.

O produto é definido pela norma NBR-13370 e caracterizado como estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso. A estrutura pode ser elaborada por processo mecânico (fricção), químico (adesão) ou térmico (coesão), ou ainda pela combinação de dois ou dos três processos.

O resultado é tão satisfatório quanto os tecidos obtidos utilizando algodão, com a mesma qualidade e maciez. Ele pode ser produzido a partir da garrafa PET. A obtenção do produto, tendo como base o reciclável, deixa o processo produtivo sustentável. A Trisoft é uma companhia que fabrica o tecido não tecido utilizando o PET como matéria-prima, sem usar uma gota d’água durante a fabricação.

A química e a sustentabilidade

Para que a sustentabilidade seja colocada em prática na produção têxtil, é preciso que haja uma correta gestão das substâncias químicas durante a produção. Priorizar o uso de substâncias não tóxicas, promover a reciclagem de materiais e evitar o uso de metais pesados, são algumas das atitudes que devem ser tomadas para que haja preservação do meio ambiente.

Há cerca de trinta anos foi criada a Química Verde, um projeto que visa a redução constante de substâncias nocivas nos processos, até a sua total eliminação. Criado pelo cientista Mark Harrison, da Universidade de Lehign, nos Estados Unidos, o conceito diz respeito à criação de um espaço em que são cultivados insumos menos danosos à natureza e que poderão ser utilizados nos processos produtivos. Muitos desses insumos são feitos por meio da nanotecnologia.

A Química Verde é baseada em doze princípios básicos, criados pelo cientista americano Paul Anastas, são eles:

1. a prevenção do desperdício;

2. a incorporação dos insumos utilizados no processo no produto final;

3. as metodologias criadas devem gerar substâncias menos tóxicas para a saúde humana e para o ambiente;

4. os produtos químicos devem ser feitos com base na preservação da eficácia da função, reduzindo, ao mesmo tempo, o nível de toxicidade;

5. o uso de substâncias auxiliares — como agentes de separação, solventes, entre outros — deve ser evitado;

6. os métodos sintéticos devem ser realizados de acordo com a pressão e a temperatura ambiente;

7. a matéria-prima deve ser viável economicamente e renovável;

8. a diminuição do uso de derivados deve ser evitada;

9. os reagentes catalíticos devem sempre ser superiores aos estequiométricos;

10. os produtos químicos, em sua fase final, não devem persistir no ambiente e nem se decompor em produtos de degradação inócuos;

11. as metodologias analíticas devem ser desenvolvidas para possibilitar o monitoramento e o controle em tempo real antes da formação de substâncias perigosas;

12. a escolha das substâncias e a forma em que serão processadas devem ser cautelosas, com o objetivo de reduzir o potencial de acidentes químicos.

De modo geral, a Química Verde é colocada em prática quando as empresas passam a adotar novos catalisadores, matérias-primas renováveis e, de forma prática, substituem as substâncias industrializadas por outras naturais e menos agressivas.

Portanto, a química na indústria têxtil já foi muito agressiva em tempos passados. O pouco conhecimento a respeito da degradação do meio ambiente fazia com que as substâncias fossem aplicadas de forma livre, sem grandes restrições. Porém, com as novas alternativas estabelecidas pela evolução tecnológica e as pesquisas de ponta, produzir tecidos está sendo cada vez mais sustentável.

Química na indústria têxtil: veja as soluções para sustentabilidade. Disponível em: https://fcem.com.br/noticias/quimica-na-industria-textil-veja-assolucoes-para-sustentabilidade/. Acesso em: 08 maio 2020.

II. Agora é sua vez! 

Responda as questões a seguir:

01. (Enem/2013) Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.

Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.

Fonte: CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos eaplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas:

a) hidrelétricas.

b) termelétricas.

c) usinas geotérmicas.

d) fontes de energia solar.

e) fontes de energia eólica.

02. (FUVEST 2009) A chamada “química verde” utiliza métodos e técnicas próprios para reduzir a utilização e/ou a geração de substâncias nocivas ao ser humano e ao ambiente. Dela faz parte o desenvolvimento de:

a) produtos não biodegradáveis e compostos orgânicos persistentes no ambiente para combater pragas.

b) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos catalíticos para reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.

c) produtos não biodegradáveis e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.

d) compostos orgânicos, persistentes no ambiente, para combater pragas, e processos catalíticos a fim de reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.

e) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.

03. A natureza da fibra é uma das principais informações para a sua escolha no desenvolvimento de produtos têxteis, pois as propriedades das fibras estão relacionadas à sua origem. Em relação à sua natureza, afirma-se que as fibras:

a) animais, minerais e vegetais são fibras naturais.

b) animais, vegetais e sintéticas são fibras naturais.

c) sintéticas, minerais e inorgânicas são fibras naturais.

d) artificiais, animais e minerais são fibras não naturais (manufaturadas).

e) artificiais, sintéticas e minerais são fibras não naturais (manufaturadas).

04. Como é possível tornar a fabricação de tecidos mais sustentável?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui, opiniões, comentários, sugestões, críticas, elogios etc...